"O prestígio de um homem deveria ser medido através da sua capacidade de cuidar de outras pessoas. E isso o Sr. "Frederico Engel" fazia muito bem.
Gaúcho, descendente de agricultores alemães, tinha uma disposição incomum para cuidar da sua família, bem como dos seus hóspedes.
A sua primeira experiência no ramo receptivo foi o "Hotel Engelsburg" no Paraguai, mas é no lado argentino que começa a nossa aventura.
Atrás de novas oportunidades, o Sr. Frederico migrou com a sua família para Posadas, então a metrópole cultural e econômica da região, onde abriu uma pequena pensão.
E foi nessa pensão que hospedou o primeiro prefeito de Foz, o Sr. Jorge Schimmelpfeng...
Apesar da simplicidade, a sua vocação para a hotelaria chamou a atenção do prefeito, que fez um convite que mudaria a nossa história:"Que tal abrir o primeiro hotel na recém-criada Vila Iguassu?"
É provável que tenham petiscado um delicioso dourado assado na região da "Costanera¹" (a Av. Schimmelpfeng deles), enquanto rolava uma resenha sobre as belezas da tríplice fronteira.
Curioso, o Sr. Engel veio conhecer as Cataratas e ficou impressionado com a sua beleza:"Deixa pra mim", deve ter dito...
Com muita dificuldade, tratou de reformar dois imóveis ao mesmo tempo (a matriz e uma filial ao lado das Cataratas), além de abrir a estrada que ligava o centro da cidade até as quedas.
Mas porque dois imóveis?
Para que seus hóspedes pudessem descansar após o longo trajeto de carroça até os saltos, e não dependessem tanto da estrada, que ficava intransitável em dias de chuva.*
No início não foi nada fácil...
Toda essa estrutura tinha CUSTOS!
A manutenção da estrada (e das carroças que trafegavam por ela) era dispendiosa, além do salário dos guardiões da filial nas Cataratas, entre outros custos.
Para piorar, havia a concorrência do hoteleiro argentino Sr. "Leandro Arrechea", que abordava os turistas recém chegados de barco, dizendo que havia apenas um hotel na região, o dele. E isso fez com que os hóspedes do Sr. Engel ficasssem cada vez mais escassos...
Mas os “taurinos” não se entregam fácil, força e perseverança são o seu principal traço, além de uma dose generosa de teimosia.
Foi quando o jogo começou a virar a favor do Brasil!
Alberto Santos Dumont, um dos maiores ídolos do seu tempo, chegou em Puerto Iguazú para visitar as Cataratas do lado argentino, a convite da Sra. Victória Aguirre.
Eufórico e cheio de esperanças, o Sr. Engel foi "voando" conversar com o amigo prefeito, para que convidasse o célebre inventor a visitar também o lado brasileiro das quedas. Em um primeiro momento, o prefeito hesitou:“O que uma celebridade como ele faria em uma cidade como a nossa?”
Mas foi convencido pelo otimismo de Engel e juntos foram ao "Gran Hotel" de propriedade do argentino (mala) conversar com o Dumont.
E deu bom
O pai da aviação ficou tão emocionado com a vista do lado brasileiro, que foi a Curitiba pedir ao governador a imediata desapropriação das terras de “Jesus Val”, em benefício de todos.**
Nascia, assim, o complexo turístico e hoteleiro de Foz do Iguaçu, o terceiro mais importante do país, e reconhecido mundialmente pela sua alta qualidade receptiva.
Engel, que em alemão significa "Anjo", nunca recebeu de volta um centavo do que investiu...
Porém, realizou o sonho de que as Cataratas do Iguaçu fossem visitadas pelo mundo todo, mas pelo nosso lado, o lado pentacampeão .Baseado no livro: Frederico Engel – por Renato Rios Pruner.
* O "Hotel Brasil" (matriz) ficava onde hoje é o "Banco Bradesco" na Av. Brasil; e o "Hotel dos Saltos" ao lado das Cataratas, onde atualmente é o "Hotel Belmond" (mais conhecido como Hotel das Cataratas, grifo do pesquisador).
**A Desapropriação das terras onde estão as Cataratas foi feita pelo Decreto Estadual 653 de 1916, que abriu o caminho para a criação do Parque Nacional do Iguaçu.
Razões? Quais?
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Hotel das Cataratas: Um Hotel cor de rosa e branco, em paz com a natureza
O Hotel das Cataratas, inaugurado em 1958, é parte da paisagem oficial do Parque Nacional do Iguaçu. Ele foi projetado pelo arquiteto mineiro Ângelo Murgel para se misturar com a natureza e permitir o nascimento de um estilo arquitetônico brasileiro entre o rural, o natural e o moderno.
Não é à toa, que algumas reportagens tenham chegado a dizer que o hotel foi a sede de uma antiga fazenda de café do Paraná. Longe da verdade. O hotel foi construído para ser um hotel.
Murgel foi um pioneiro. Em 1937, o arquiteto foi contratado pelo Serviço Florestal do Ministério da Agricultura. Na época, o ministério era o responsável pelo meio ambiente no Brasil em relação a florestas e preservação ambiental. Por coincidência, o primeiro parque nacional do Brasil foi criado por decreto do presidente Getúlio Vargas em junho daquele ano. Em 1939, Getúlio Vargas, o presidente dos parques nacionais, criou, também por decreto, o Parque Nacional do Iguaçu, o segundo no Brasil. E qual era a missão de Murgel para o Serviço Florestal? Fácil: projetar as sedes administrativas dos dois primeiros parques do Brasil.
O projeto
Para o Parque Nacional do Iguaçu ele desenhou e projetou a sede administrativa da Unidade de Conservação, o então Aeroporto do Parque Nacional do Iguassú (escrita da época, válida até as reformas ortográficas de 1943 e 1945), a residência do diretor e, aí entra nosso ator principal, “um hotel”, diante das Cataratas. Os quatro prédios continuam em pé e com saúde. Porém, dos quatro, o mais conhecido é o Hotel das Cataratas, cuja imagem de paraíso, cor de rosa e branco, continua na cabeça de milhões de pessoas que visitam as Cataratas, quer tenham se hospedado nele ou só passado por ele.
O presidente Getúlio Vargas apostou nos parques nacionais tanto para preservar as florestas e paisagens brasileiras como para incentivar o turismo que já começava a atrair a atenção de viajantes e empreendedores. O governo começou a agir logo após a criação dos parques mas, em 1939, estourou a Segunda Guerra Mundial que duraria até 1945.
2ª Guerra Mundial
Mesmo em plena Segunda Guerra, em 1941, foi inaugurado o edifício do Aeroporto do Parque Nacional do Iguassú. É digno de nota que o Aeroporto do Parque Nacional não foi construído dentro da área de conservação. Concluído muito antes do Hotel das Cataratas, o Aeroporto desenhado por Murgel, recebia os passageiros que desembarcavam na pista de chão batido e se hospedavam no Hotel Cassino, atual sede do Senac, na Praça Almirante Tamandaré ou Praça da Marinha, concluído na mesma época pelo Governo do Paraná. Foi uma parceria entre o Estado e a União.
Os dias de glória do Hotel Cassino duraram até a proibição dos cassinos em 1946. Com o fim dos locais de apostas, a atenção do Governo Federal se voltou para as Cataratas e o esforço de construir o Hotel das Cataratas, o que ocorreu só nos anos 50. Finalmente, o Hotel foi inaugurado em 4 de outubro de 1958.
A construção e transformação em Belmond
Segundo o projeto, o hotel foi definido como “um bloco horizontal, em dois pavimentos, interrompido por torre de marcação vertical, com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu”. O prédio foi composto a partir de um partido em “U”, com os quartos dispostos ao longo do conjunto. A hospedagem era privilegiada pela visão direta para as Cataratas e pela área de lazer, aos fundos, contígua à reserva florestal.
Porém, muito antes da inauguração, o Governo Federal já trabalhava para definir quem administraria o novo hotel pertencente ao Patrimônio Imobiliário da União pelo sistema de concessão. No Diário da União da sexta-feira, 19 de outubro de 1955, foi publicado o edital de concorrência na busca de interessados a futuros concessionários. Por pouco tempo a administração do hotel ficou sob a responsabilidade de uma empresa hoteleira nacional. Mas logo depois a empresa desistiu do compromisso. No começo de 1960, o jornal O Correio da Manhã, noticiou que o controle do hotel passava uma empresa de transportes que respondia pelo nome de Redes Estaduais Aéreas (REAL) Ltda. de São Paulo. A Real fez parte da história da aviação do Brasil até que ainda em 1960, a Real foi adquirida pela Varig.
O controle do hotel, após negociações com o Patrimônio da União e o Ministério da Agricultura continuou com a Varig, por meio da subsidiária Rede Tropical de Hotéis até 2007. Nesse ano, o gerenciamento do Hotel das Cataratas passou, após licitação promovida pelo Governo Federal, para a administração sucessiva das redes Orient Express e Belmond. No final de 2018, foi anunciada a compra da Rede Belmond com sede em Londres pela Louis Vuitton, empresa global fundada por Louis Vuitton Moët Hennessy com sede mundial em Paris.
“A obra”
Voltando ao prédio cor de rosa produzido pela prancheta de Ângelo Murgel, o que talvez mais se destaca nele, além de estar em frente às Cataratas do Iguaçu, são os conceitos pioneiros das obras do arquiteto. Fabio Jose Martins de Lima, escreve na revista Urbana do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade que o estilo do arquiteto “preconizava um anti-urbanismo ou até uma desurbanização em favor dos ambientes naturais”. É esse charme que tanto hóspedes como visitantes das Cataratas e do Parque Nacional continuam admirando após 60 anos da inauguração do Hotel das Cataratas.
Além das obras no interior do Parque Nacional do Iguaçu e no centro de Foz do Iguaçu no caso do antigo Aeroporto do Parque Nacional do Iguassú, seguidores do mestre Murgel, continuam estudando e admirando trabalhos como o projeto para a Penitenciária Agrícola de Minas Gerais, em 1932, a proposta do concurso para Monlevade (MG), em 1934 e o projeto para o campus da Universidade Rural, em 1938 (In: iguassu.com.br/blog. Acesso em 15.04.2020).
" O trabalho sob a administração direta da prefeitura municipal visando o asfaltamento da avenida (sic) Maripá deu início no dia de ontem, com o maquinário trabalhando na terraplanagem. O rôlo (sic) compressor iniciou o serviço de compactação do solo que receberá a primeira camada de pedra brevemente. O sr. Auri Osmar Zart, técnico em asfaltamento do Departamento de Obras da Prefeitura lamentou sobre as últimas chuvas que muito atrapalharam o serviço.
Os trabalhos finais das duas quadras da rua São Paulo vão para a fase final com capeamento e também, uma quadra da sete de setembro, lado sul da avenida (sic) Rio Grande do Sul está em andamento. Caso não sejam prejudicados os trabalhos na Maripá por causa de chuvas, o serviço será levado em ritmo acelerado" (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 03.04.74, ed. 04.10.73, p. 45).
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" A chuva atrapalhou bastante e se voltar poderá atrapalhar muito mais na colheita do trigo em nossa região e o grau de umidade é bastante alto, foram as palavras do engenheiro agronomo (sic) Argeu Kerber da Copagril na manhã de hoje. Como autoridade no assunto, o engenheiro Kerber falou sobre o fator de rendimento, apontando como os melhores os tipos Paraguai 214 e BH 11.46, de trigo plantado em nossa re" A chuva atragião, especialmente na área da Copagril.- De outro lado, o sr. Rui Schimmel contou à respeito do recebimento que está se iniciando e vem subindo gradativamente.- Dia 2 foram procedidas a descarga de 50 caminhões; dia 3, 70 cargas e a previsão para hoje é de acima de 120 cargas.- O movimento dos secadores é intenso, dado o grau de umidade do produto que vem sendo recebido. A qualidade, segundo o Engenheiro (sic) Argeu é ótima bem como o rendimento do produto.- O movimento de descarga poderá ser intensisificado com o decorrer dos dias é o que tudo faz crer, pois todos têm medo de novas mudanças no tempo e que a chuva possa chegar a qualquer instante
Na manhão de hoje quando a nossa reportagem esteve na Cooperativa, mais de cinquenta caminhões estava, na fila e muitos já haviam sido descarregados. O trabalho montado para o recebimento do trigo, movimenta quase que a totalidade dos funcionários da Copagril, em ritmo cada vëz (sic) mais crescente.
Ainda voltaremos a falar sobre o trigo (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 03.04.74, ed. 04.10.73, p. 47).
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