Uma substância que ainda está sendo analisada nos laboratórios do IAT e Itaipu Binacional foi encontrada no Lago de Itaipu nos últimos dias e chamou a atenção de ambientalistas.
A hipótese inicial apontava para algum tipo de óleo, mas isso já foi descartado e agora, as autoridades ambientais aguardam a chegada dos laudos para saber o que está poluindo as águas e diante disso, adotar os procedimentos corretos para controlar a situação.
Enquanto isso, o pedido da diretora de Meio Ambiente da prefeitura de Santa Helena, Larissa Bussler, é para que os banhistas evitem o contato com a água e a areia e os pescadores também se atentem à esta questão para evitar alguma possível contaminação.
"Não sabemos do que se trata se é ou não tóxico, por isso pedimos para as pessoas que costumam utilizar o lago para lazer que evitem essa prática até que tenhamos todas as respostas," afirma a diretora.
Na tarde de ontem, Marinha, Itaipu Binacional, Polícia Ambiental e Defesa Civil patrulharam o Lago de Itaipu e recolheram outras amostras para análises.