Os agricultores paranaenses que tiveram perdas na safra 2020/21 podem pedir a renegociação das dívidas dos financiamentos de custeio junto as instituições financeiras.
Esse instrumento está previsto no chamado Manual do Crédito Rural e pode ser utilizado para renegociar débitos em situações de emergência, como quando ocorrem prejuízos por consequência de intempéries.
Nesta temporada os produtores rurais do Estado do Paraná tiveram quebras causadas por secas no início do ano, além de geadas severas nos meses de junho e julho.
O Sistema Faep/Senar – Paraná preparou um material para orientar funcionários dos Sindicatos Rurais e produtores rurais sobre como proceder para rever os prazos de pagamento dos financiamentos de custeio.
O material traz orientações do que precisa ser feito para renegociar os prazos junto às instituições financeiras e, além disso, há um modelo do documento preenchido pelo produtor que precisa ser entregue no banco.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, a entidade está preparada para auxiliar os produtores que desejarem renegociar suas dívidas agrícolas..