Mais uma importante reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (02) no auditório da prefeitura rondonense, quando o assunto em pauta foi a segurança pública. Estiveram presentes o prefeito Marcio Rauber, vice-prefeito Ilário Hofstaetter (o Ila), secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, o delegado da Polícia Civil, Rodrigo Baptista Santos, o comandante da 2ᵃ Companhia do 19° Batalhão de Polícia Militar, Capitão Daniel Aguiar Zambon, comandante da ROTAM, sargento Marcos Calton Hennig, comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiro, Thiago Zajak, comandante da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), sargento Marcio José de Souza, presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública), Victor Morel, vereadores Valdecir Schons (Paleta), Neco Kist, Dionir Briesch, Vanderlei Sauer, Cristiano Metzner (Suko), assessor do vereador Rafael Henrich, Eder Melo, além de representantes da imprensa local, secretários municipais e demais colaboradores do município.
Na oportunidade, o prefeito Marcio falou sobre o projeto de videomonitoramento, cujo processo licitatório está sendo elaborado. Na sequência, todos puderam dar sugestões de onde seria pertinente instalar as câmeras de monitoramento. De início, serão instaladas 400 câmeras. Foram várias as sugestões de locais, como o centro comercial, espaços públicos, rodovias de acesso à cidade, entre outros. “O objetivo é formar uma rede de câmeras, para que as forças policiais possam realizar o monitoramento das principais vias. Todas as forças policiais terão login de acesso às imagens, que também ficarão gravadas por certo período. Outro passo será a formalização de parceria com empresários e até agricultores, para que se possa utilizar as imagens das câmeras instaladas nos espaços privados, que estejam direcionadas para as vias públicas. Com certeza será um projeto muito importante”, enalteceu o mandatário municipal.
Na oportunidade, o prefeito Marcio também entregou ao Capitão Zambom uma minuta de convênio do município com o estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, pra que a Polícia Militar de Marechal Rondon seja a responsável pela central de monitoramento da empresa contratada pelo município. “Foi uma reunião muito produtiva. Ouvimos várias opiniões. Estamos trabalhando neste projeto há cerca de dois anos, inclusive visitando municípios onde o sistema já é realidade. Com certeza será um grande avanço. Em se tratando de segurança pública, se tem um município que é parceiro do estado nesta questão, este município é Marechal Rondon. Oferecemos estruturas e também colaboradores para as diferentes forças policiais. O objetivo é entregar o novo sistema de monitoramento o mais breve possível”.
No dia 10 de agosto, o projeto será apresentado na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon (Acimacar). De acordo com o coronel Welyngton Alves da Rosa, secretário municipal de Mobilidade Urbana, será importante ouvir as opiniões e sugestões dos empresários e suas lideranças sobre o projeto, uma vez que os benefícios serão para toda a comunidade.
Após os encontros, um plano será elaborado com os locais de implantação dos equipamentos, para que este possa ser anexado ao processo licitatório que está sendo elaborado.