Mercedes recebe mais 240 doses de vacinas contra a covid-19 para aplicação em idosos acima de 70 anos
A 20ª Regional de Saúde de Toledo repassou à Secretaria de Saúde de Mercedes nesta terça-feira (23), um novo lote com 240 doses de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19), trata-se da maior remessa já recebida do imunizante no município desde o início da campanha de imunização. As vacinas são da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
As 240 doses recebidas, divididas em 20 doses para trabalhadores de saúde, 160 doses para idosos de 70 a 74 anos e 60 doses para idosos de 75 a 79 anos.
Os imunizantes serão aplicados na biblioteca cidadã - localizada a Rua Monte Castelo, ao lado da prefeitura – com o seguinte cronograma:
-QUARTA-FEIRA (24), das 08:00 ás 11:00, para idosos com 74 anos ou mais e das 13:30 ás 16:00 para idosos com 73 anos;
-QUINTA-FEIRA (25) das 08:00 ás 11:00 para idosos com 72 anos e das 13:30 as 16:00 para idosos com 71 anos;
-SEXTA-FEIRA (26), das 08:00 as 11:00 para idosos com 70 anos;
Todos devem trazer a caderneta de vacinas e cartão do SUS. As pessoas que estão em isolamento domiciliar e que desejam receber o imunizante devem informar antecipadamente a Secretaria de Saúde de Mercedes.
Os profissionais de saúde serão chamados conforme cronograma da secretaria de saúde, para comparecerem mediante contato telefônico para administração do imunobiológico.
NOTA
O Setor de Epidemiologia da 20ª Regional de Saúde enviou uma nota sobre as novas orientações técnicas de vacinação contra a Covid-19 para o grupo prioritário “Trabalhadores de Saúde”.
De acordo com a nota, consideram-se trabalhadores de saúde a serem vacinados na campanha os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 08 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros), profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Os trabalhadores que atuam em estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores de saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.
O documento esclarece, ainda, que todos os trabalhadores de saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura deste público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador, em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade.
NÃO ESTÃO CONTEMPLADOS COM A VACINA NESTE MOMENTO
Ainda conforme a nota, os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.