22/01/2021 | 15:15
Caso confirmado de dengue ascende alerta para cuidados em Mercedes
A Secretaria de Saúde de Mercedes, através do Setor de Epidemiologia, faz um alerta a população para a ocorrência de casos de Dengue no Município.

Neste início de ano, Mercedes já registrou sete casos suspeitos notificados, sendo que um caso de dengue já foi confirmado através de exames laboratoriais, quatro casos descartados e dois casos em investigação.

A Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana, são doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti - também conhecido como "mosquito da Dengue". Períodos de calor e chuva é propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Para enfrentar este problema e evitar que aumente o número de casos, o pedido é para que a população se sensibilize sobre os riscos à saúde causados por estas doenças, bem como mostrar que a prevenção – por meio da eliminação de água parada, é o melhor caminho para evitar estes agravos.

Sendo assim, a melhor forma de combater o Aedes aegypti, é eliminar os locais onde ficam água parada, como: latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos, lixeiras, pneus, ou até mesmo a calha de escorrimento de água do telhado pode ser local propício para a proliferação do mosquito.

O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, pede a população que intensifiquem os cuidados de prevenção e combate ao Aedes aegypti, eliminando água parada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS