28/12/2020 | 19:25 | G1
Serpente venenosa mata vaca de 600 quilos na Serra catarinense
Arquivo Pessoal/Divulgação
Uma cobra venenosa, da espécie Urutu-cruzeiro, matou uma vaca em São Joaquim, na Serra catarinense, na manhã de sexta-feira (25).

Segundo José Clóvis, responsável pela propriedade onde ocorreu o caso, a vaca pesava aproximadamente 600 quilos e tinha cerca de 4 anos. Ela estava se alimentando no pasto quando foi atacada pela serpente.

Um vizinho do fazendeiro foi até o local desligar a bomba de água da propriedade a pedido de José, quando flagrou a vaca morta. 

"Não deu tempo de salvar porque eu nem estava aqui. [...] Deu um susto bem grande e o pior foi o prejuízo. Uma vaca custa uns R$ 4 mil", contou Clóvis. 
O homem chegou a localizar a serpente e registrou em fotos. Segundo José, a cobra tinha cerca de dois metros e fugiu para uma área de vegetação no entorno.

"Eu até estou me preparando para ir ali [no pasto] e cortar a grama, deixar limpo", disse o fazendeiro ao G1 SC no início da tarde desta segunda-feira (28).

Ainda de acordo com José, uma cobra da mesma espécie já havia atacado uma égua na propriedade há cerca de um ano. No entanto, o animal foi salvo após receber o atendimento de um veterinário.

Com o nome científico Bothrops Alternatus, a Urutu-cruzeiro é extremamente venenosa, mas só é agressiva apenas quando se sente ameaçada. A serpente é normalmente encontrada em áreas próximas da natureza e a visualização desse animal é mais frequente no verão.
MAIS IMAGENS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Operação foi deflagrada pela Polícia Civil de Toledo, mas buscas também foram realizadas em Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Itajaí, em Santa Catarina
Publicado hoje as 07:49
Condutor do Astra ignorou o sinal vermelho e colidiu contra carros parados; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Publicado em 21/07/2025 as 15:24