12/09/2020 | 10:04 | A Rede
Dinamites da 2ª Guerra Mundial são encontradas em residência no Paraná
A Rede

Uma casa localizada à Rua Londrina, na Vila Santo Antônio, na região de Nova Rússia, em Ponta Grossa, esteve bloqueada e sob escolta da Polícia Militar desde às 12 horas desta sexta-feira (11). Explosivos da 2ª Guerra Mundial foram encontrados no local.

As ‘bananas’ de dinamite foram localizadas quando a dona da casa, uma senhora de 77 anos de idade, fazia uma faxina no porão da residência. O comando do 1º Batalhão acionou o Esquadrão Antibomba da Polícia Militar do Paraná, de Curitiba, para remover o explosivo.

Segundo as informações, os explosivos faziam parte do arsenal utilizado na 2ª Guerra Mundial. As quatro ‘bananas’ tinha a inscrição de ‘indústria brasileira’ e datavam de 1937. Segundo os especialistas, o arsenal ainda estava ativo para explosão, contendo nitroglicerina pura podendo explodindo a qualquer momento através de impactos, contatos fortes e até mesmo pelo calor. A proprietária informou que os artefatos pertenciam ao avô do seu marido.

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Curitiba, que fez o recolhimento dos artefatos explosivos. Outra informação dá conta que o BOPE iria realizar a explosão da dinamite em uma pedreira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS