Mesmo com a recomendação do Ministério Público para bloquear o acesso ao Rio Paraná, em Porto Rico, no noroeste do estado, uma nova aglomeração de turistas foi registrada nas praias artificiais do município.
Vários vídeos que circulam pela internet mostram centenas de pessoas aglomeradas e sem máscaras, tanto na areia, quanto na água ou em barcos motorizados. Os registros foram feitos durante todo o feriado de Independência e circularam todo o Paraná, revoltando os moradores que cumpriram o isolamento social para conter a transmissão do novo Coronavírus.
Ao som de música alta e muitas bebidas alcoólicas, os vídeos nem parecem que foram gravados durante o período de pandemia. A Prefeitura de Porto Rico, estima que o município recebeu de 15 a 18 mil turistas durante o final de semana.
O Ministério Público, após ter conhecimento da situação, recomendou ao Município, o fechamento do local para evitar aglomeração. No domingo (6), o espaço até permaneceu fechado por algumas horas, porém, momentos depois o local já estava repleto de turistas e novos vídeos circulavam pela internet.
O prefeito de Porto Rico, Evaristo Ghizoni, afirmou que não havia condição de editar um decreto às pressas. Os primeiros registros das aglomerações foram feitos ainda na sexta-feira (4) e foi só na segunda-feira (7), que o movimento perdeu força.