Na noite desta sexta-feira (28), durante atividade do bloqueio do Rio Paraná em Guaíra, embarcação da polícia federal tripulada por policiais da PF e TIGRE/PCPR visualizaram movimentação suspeita de embarcação navegando em alta velocidade e resolveram realizar os procedimentos de acompanhamento tático embarcado em sincronia com equipes do COBRA/BPFRON que executavam o bloqueia desta data.
Na tentativa de abordagem, os criminosos começaram a realizar manobras perigosas e a jogar caixas na água na tentativa de colocar embarcação policial em risco, mas as forças de segurança lograram êxito em realizar apreensão de barco carregado com aproximadamente 90 caixas de cigarros e prisão em flagrante de piloto criminoso.
Em seguida, foi solicitado apoio via rádio a equipe do COBRA/BPFRON que fechava outros flancos do Rio para realizar buscas dos demais foragidos nas margens da região, tentar localizar os diversos fardos lançados na água bem como ajudar as equipes envolvidas para rebocar embarcação apreendida e todo material apreendido até a Base NEPOM da PF em Guaíra.
No local foi apreendida uma embarcação de de ferro equipada com motor Yamaha 200hp carregada com aproximadamente 90 caixas de cigarros paraguaios, prejuízo de aproximadamente R$ 250.000,00 aos criminosos da região.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, COBRA/BPFRON e COE/BOPE da PMPR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, FORÇA NACIONAL e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
O preso em flagrante e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.