A Operação Alem Mar é resultado do esforço conjunto no combate ao tráfico de drogas transnacional acional. Foram realizadas operações simultâneas no Paraguai e no Brasil.
Quatro organizações criminosas autônomas, incluindo Minotauro, operavam em conexão utilizando o mesmo esquema internacional de tráfico de drogas investigado, pelo qual exportavam toneladas de cocaína para a Europa utilizando principalmente os portos de Natal e Recife no Brasil e tendo o Paraguai como corredor da droga dos países produtores.
No Paraguai, Agentes Especiais da SENAD procederam à invasão e apreensão de carregamento de cocaína e maconha num estabelecimento rural localizado em Cerro Cora ' i, Amambay, a cidade é uma subdivisão administrativa do Paraguai. A capital do Departamento é a cidade de Pedro Juan Caballero.
No momento foram encontrados 310 kg de cocaína e um carregamento de maconha que ainda não foi pesado, o operacional ainda está em andamento.
Em Amambay saíam as cargas de cocaína que iam para o Brasil. As mesmas terminavam no Porto de Recife e de lá eram embarcados com destino à Europa. Trata-se do esquema narco internacional formado por Minotauro.
No Brasil, a polícia federal procura concretizar 139 ordens de busca e apreensão e 50 mandados de captura. Antes desta fase operacional já foram detidas 12 pessoas e foram apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína no Brasil e na Europa.