Na madrugada de segunda-feira (10), em ação da Operação Hórus, Policiais Militares do BPFRON - Batalhão de Polícia de Fronteira, em patrulhamento na cidade de Santa Helena, avistaram um caminhão Mercedez Benz de cor vermelha.
Ao tentarem se aproximar, vizualizaram o motorista do caminhão correndo para uma vegetação proxima a rodovia deixando o caminhão desengatado em um trecho de subida, tendo o veículo começado a descer de ré de forma desgovernada, colocando em risco a vida dos policiais e terceiros que trafegavam na rodovia, o caminhão invadiu uma plantação de milho e parou vários metros adentro em uma curva de nível.
Buscas foram efetuadas na tentativa de localizar o suspeito, porém sem êxito. Ao vistoriar o veículo foi possível constatar que estava carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai, totalizando aproximadamente 30 mil pacotes de cigarros.
Após consultar o veículo foi constatado que o chassis estava adulterado sendo um caminhão de placas de corretas de Fortaleza- CE.
O veículo juntamente com a carga foi encaminhado até a alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.
Esta ação causou um prejuízo de R$ 1.720.000,00 aos criminosos da região.
Participam da Operação HÓRUS, que faz parte do Programa V.I.G.I.A.: PMPR, PF, PCPR, FNSP e EB, coordenada pela SEOPI – Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.