Manifestantes tomaram as ruas em Ciudad del Este no início da noite desta quarta-feira, 29. O protesto foi contra a “quarentena restritiva” anunciada pelo Governo Paraguaio nesta quarta-feira.
A medida retrocedeu a fase zero a flexibilização das atividades econômicas, determinando o fechamento total do comércio.
O retrocesso é em decorrência do aumento de casos de Covid-19 no Departamento de Alto Paraná, que atualmente corresponde a 40% de todos os casos do país.
Durante o protesto, manifestantes promoveram vandalismo em veículos e prédios e foi necessário o uso da força para contê-los. “Nós só queremos trabalhar” afirmaram os manifestantes. “Não estamos pedindo nada ao governo, só pedimos que nos deixem trabalhar, Ciudad del Este precisa ser livre” disseram em entrevista à Rádio Concierto FM. “Ciudad del Este é a cidade mais importante do Paraguai e o governo nos trata com descaso” protestou.
A manifestação ocorreu na zona primária de Ciudad del Este, próximo a Aduana paraguaia, na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade.
Para conter o protesto, a Polícia Nacional, com apoio da Polícia Caminera, utilizaram bombas de efeito moral, além de tiros com bala de borracha.
O Portal Nova Santa Rosa recebeu imagens de uma internauta brasileira que reside no Paraguai, as filmagens mostram caminhões sendo incendiados, lojas senso saqueadas, um verdadeiro clima de guerra.
A manifestação só foi contida cerca de duas horas após o início. As imagens mostram um verdadeiro cenário de guerra na zona primária.