O transporte à menor foi retomado entre Cidade do Leste e Foz do Iguaçu na segunda-feira (28), permitindo a volta das atividades de pequenos transportadores de até US$ 2,5 mil. A medida beneficia principalmente pequenos comerciantes do Ceasa.
Com a retomada dessas atividades, a Área Naval del Este e outros órgãos paraguaios de controle inciaram uma operação de fiscalização nas mercadorias hortifrutícolas transportados nesses pequenos e médios caminhões, que passam a fronteira pela Ponte Internacional da Amizade.
“Este trabalho é realizado no marco da luta contra o ingresso ilegal de pessoas e mercadorias provenientes do Brasil, até nosso território”, emitiu a Armada Paraguaia em nota.
As atividades à menor foram suspensas em março deste ano, quando o governo paraguaio fechou as fronteiras para conter o contágio de Covid-19. Permaneceram liberados apenas o transportes internacional de cargas. Após uma série de manifestações de pequenos importadores, a Alfândega paraguaia autorizou no dia 15 de julho a volta do comércio à menor.