A partir das 12h00 deste sábado (27), a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, no contexto da Operação COVID-19, intensificou suas ações na faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, empregando uma Unidade de Operações de Fronteira (UOpFron) composta por um efetivo de 362 militares.
Esta unidade é constituída temporariamente por tropas da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e reforçada por militares e meios de emprego militar da 5ª Divisão de Exército.
Vale salientar que a Operação COVID-19 ocorre em um ambiente interagências, contando com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Batalhão de Polícia de Fronteira, atuando de forma integrada em cumprimento à Portaria Interministerial Nº 255, de 22 de maio de 2020 e Portaria Nº 319, de 20 de junho de 2020, as quais impõem restrições de entrada de estrangeiros no País, seja por via terrestre, aérea ou fluvial.
A intensificação desta fiscalização foi desencadeada com objetivos de fortalecer a presença do Estado na região e atuar contra ilícitos transfronteiriços e ambientais. Desta forma, serão realizadas ações preventivas e repressivas, tais como: estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas; patrulhamento terrestre e fluvial; revista de pessoas, veículos e embarcações.