12/05/2020 | 19:05
Mercedes não registrou nenhum caso de coronavírus confirmado
A Secretaria de Saúde de Mercedes divulgou na manhã desta terça-feira (12), mais um boletim com relação aos números do Coronavírus.

Até o momento, foram descartados um total de 8 casos suspeitos da doença por meio exames. Outras 05 pessoas, que não atendem os critérios do Ministério da Saúde para realização do exame, estão em monitoramento/ isolamento por sintomas gripais.

Somente é considerado suspeito quando o paciente se enquadra nas situações de: 

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 - Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

 Mesmo o município não registrando nenhum caso do novo vírus os cuidados por parte da população devem ser mantidos: não procurar as unidades de saúde se não houver problemas urgentes, pessoas com mais de 60 anos (principalmente as que tem doenças crônicas) devem evitar sair de casa, evitar ambientes fechados com grande quantidade de pessoas, se possível ter sempre em mãos um frasco de álcool gel ou lavar as mãos com água e sabão frequentemente, não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos ou aperto de mão, evitar de colocar as mãos no rosto, entre outros. 

A Secretaria de Saúde lembra que é de suma importância o comprometimento da população, tomando as medidas necessárias para reduzir qualquer possível suspeita de contágio pelo COVID-19 no município.  

Na suspeita do COVID-19 os pacientes devem ligar ou enviar uma mensagem de whatsapp nos contatos (45) 3256-8100 ou (45) 9 8803-9942 para tirar as dúvidas (não se deslocar a unidades de saúde antes de receber as orientações). 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O benefício é voltado para aposentados, pensionistas, portadores de deficiências ou doenças, além de pessoas com idade acima dos 65 anos
Publicado hoje as 11:41