18/03/2020 | 12:20
Secretaria da Saúde de Mercedes reforça recomendações contra o coronavírus
A Secretaria Municipal da Saúde de Mercedes está reforçando as orientações junto à população quanto aos cuidados importantes e necessários que devem ser tomados para reduzir ao máximo o risco de contaminação do o coronavírus (COVID-19). 

Conforme informado pelo Pneumologista Emerson Bolsonaro, aos pacientes e familiares, as orientações mais adequadas são:

- Pessoas com mais de 60 anos, principalmente as que tem doenças crônicas, devem evitar sair de casa nas próximas semanas.
- Caso precisem sair evitar ambientes fechados, com grande quantidade de pessoas.
- Ter sempre em mãos um frasco de álcool gel e utilizar o tempo todo.
- Evitar visitar pessoas com mais de 60 anos, principalmente crianças.
- Não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos ou aperto de mão.
- Evite colocar as mãos no rosto e sempre que for comer algo, lavar bem as mãos antes, principalmente se estiver fora de casa.
- Caso tenha sintomas leves de resfriado ficar em casa, beber bastante líquidos e não ir ao pronto socorro.
- Evitar qualquer medicamento com Ibuprofeno em sua composição;
- Febre alta e persistente e falta de ar são sintomas de gravidade, nesse caso procurar um médico. 
- Manter a tranquilidade.

A Secretaria de Saúde lembra que é de suma importância o comprometimento da população, tomando as medidas necessárias para reduzir qualquer possível suspeita de contágio pelo COVID-19 no município.  

Os sintomas do coronavírus são principalmente febre, dificuldade respiratória, e tosse constante. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, pelo ar, espirro ou contato próximo com paciente infectado.

O primeiro atendimento de um caso suspeito de coronavírus no município foi registrado pela Secretaria de Saúde na manhã do último sábado (14). O paciente está em isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Amostras de exame vão ser coletadas e encaminhadas para Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), em Curitiba, para confirmar ou não a doença. 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ex-peso-pesado sofria de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira; Adilson conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WB
Publicado hoje as 17:12
O benefício é voltado para aposentados, pensionistas, portadores de deficiências ou doenças, além de pessoas com idade acima dos 65 anos
Publicado hoje as 11:41