14/03/2020 | 16:05
Mercedes registra primeiro atendimento de caso suspeito de coronavírus
O rapaz que foi atendido no Centro de Saúde, apresentando sintomas leves, está em boa condição de saúde.
A Secretaria de Saúde de Mercedes registrou na manhã deste sábado (14), o primeiro atendimento de um caso suspeito de coronavírus no município. Sobre o caso suspeito, refere-se a um homem que teve contato com uma pessoa de outra cidade que também está em investigação (ainda não confirmado ou descartado). 

O rapaz que foi atendido no Centro de Saúde, apresentando sintomas leves, está em boa condição de saúde. O paciente está em isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além de estar sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliação e monitoramento.

Os familiares que tiveram contato estão devidamente orientados pela equipe de Saúde com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Amostras de exame vão ser coletadas e encaminhadas para Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), em Curitiba, para confirmar ou não a doença. Na próxima terça-feira (17), sairá o resultado da pessoa com que o paciente de Mercedes teve contato, já podendo se descartar ou não a necessidade do isolamento. 

A Secretaria de Saúde orienta a população para que evite buscar os serviços de saúde sem haver necessidade (alguma situação que possa ser aguardada para outro momento) em razão do acúmulo de pessoas. Da mesma forma, outros locais que também possuem grandes aglomerações, também devem ser evitados.

Até o momento, o município não registrou caso confirmado de coronavírus, portanto não existe motivo para alarme. Quando o resultado diagnóstico laboratorial for concluído a população será informada.

Um caso da doença é considerado suspeito quando possui febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, entre outros), histórico de viagem para área com transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas e contato próximo de caso confirmado laboratorial, que apresente febre ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Sintomas relacionados ao coronavírus também incluem: tosse, febre, dor de garganta, dor no corpo e articulações, dificuldade de respirar, dor de cabeça, coriza, escarro, calafrios, congestão nasal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ex-peso-pesado sofria de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira; Adilson conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WB
Publicado hoje as 17:12
O benefício é voltado para aposentados, pensionistas, portadores de deficiências ou doenças, além de pessoas com idade acima dos 65 anos
Publicado hoje as 11:41