A Polícia Militar do Paraná desencadeou estratégias a fim de coibir crimes e contravenções penais que costumeiramente são registradas no dia de votação das eleições e dias que a antecedem. Tanto na capital do Estado como no interior, as estratégias de segurança seguirão voltadas para garantir o direito ao voto. As atividades com esta finalidade deram início na quinta - feira (04). As cidades do interior do Estado seguem o mesmo plano de aplicação, sendo coordenadas pela SESP - Secretaria da Segurança Pública do Estado e SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Um exemplo desta logística montada para as eleições no interior, é o emprego do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar do Paraná com sede em Marechal Cândido Rondon que desde a tarde de sexta-feira (05) tem empregado o caminhão CICCM - Centro Integrado de Comando e Controle Movel ao lado do Tribunal Regional Eleitoral da cidade. O caminhão CICCM atua Integrado a Sala de Crises da Polícia Militar do Paraná em Curitiba-PR, fornecendo informações em tempo real ao CICCN - Centro Integrado de Comando e Controle em Brasília-DF.
Em todo o Estado haverá o reforço do policiamento no combate a crimes e contravenções eleitorais e outras irregularidades, em apoio à Justiça Eleitoral. O policiamento bem como a aplicação do setor de inteligência e demais ferramentas empregadas nesta estratégia de segurança busca preservar a ordem e os direitos constitucionais durante o decorrer das eleições.
O patrulhamento preventivo e ostensivo será desenvolvido em vias públicas e pontos estratégicos dos 399 municípios do Paraná, contando também com equipes veladas atuando durante os trabalhos do fim de semana.