Na madrugada desta sexta (10), durante patrulhamento embarcado de rotina no lago de Itaipu em Guaíra, Policiais Federais visualizaram movimentação suspeita em porto clandestino e resolveram realizar aproximação para melhor fiscalização.
Na tentativa de abordagem, foram recebidos a tiros por escolta armada que supostamente estaria sendo realizada pela Marinha Paraguaia. Após intensa troca de tiros, uma embarcação conseguiu fugir carregada para o lado paraguaio enquanto os criminosos que se encontravam no porto clandestino do lado brasileiro ganharam tempo e conseguiram fugir em meio a mata fechada. Na tentativa de empreender fuga, abandonaram caminhão boiadeiro Mercedes Benz 1113 atolado na lama enquanto que o trator que tentava rebocá-lo logrou êxito em sua fuga bem com diversos veículos pequenos que atuavam no transporte de ilícitos naquele porto clandestino.
De imediato, os policiais envolvidos na ocorrência solicitaram apoio ao militares do Exército Brasileiro, representado pelo PELOPES, e as equipes da PMPR, através do COBRA/BPFRON, COE/PMPR e 2ª Cia do BPFRON, que se encontravam de prontidão e de imediato se deslocaram até a região para reforço na segurança e apoio às equipes.
Feita a aproximação na margem brasileiro, os policiais federais encontraram o caminhão, a Kombi e as duas embarcações - sendo uma barcaça de 10m com motor 200hp e um barco de alumínio de 6m com motor 25hp - todos abandonados no porto, carregados num total de aproximadamente 300 caixas de cigarros paraguaios.
Já em outro ponto do lago de Itaipu, outra apreensão realizada por esta mesma integração, Policiais Militares do COBRA e COE/PMPR visualizaram movimentação suspeita em Porto clandestino e resolveram realizar aproximação para fiscalização.
Na tentativa de abordagem, o piloto jogou embarcação clandestina contra a barranca e os criminosos empreenderam fuga através da mata ciliar, não sendo localizados, abandonando embarcação de alumínio de 6m de alumínio com motor de 25hp, 06 volumes de relógios importados.
Juntas, essas duas apreensões representam um prejuízo de aproximadamente R$1.070.000,00 (um milhão e setenta mil reais) aos criminosos da região.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.