08/10/2019 | 16:43
Ação para celebrar Dia Mundial da Saúde Mental é realizada
Segundo a Psicóloga da Secretaria de Saúde Silvana Santos é importante tempo para lazer e descanso. “Mesmo quem ama trabalhar e sente dificuldade de se afastar do escritório, precisa de tempo para si
Para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes realizou na última sexta-feira (04), um passeio ao Aquário Municipal de Toledo. Visando a promoção da saúde mental participaram da ação as integrantes do grupo “Mulheres Vencedoras”.  

Há 2 anos o grupo se encontra quinzenalmente para tratar assuntos relacionados a troca de informações, experiências e busca de soluções para enfrentar as dificuldades e situações do dia a dia. 

Segundo a Psicóloga da Secretaria de Saúde Silvana Santos é importante tempo para lazer e descanso. “Mesmo quem ama trabalhar e sente dificuldade de se afastar do escritório, precisa de tempo para si. Excesso de compromissos pode causar danos à saúde e, em alguns casos, levar à depressão”, afirma. 

Segundo ela os casos de pacientes que chegam ao consultório esgotados por causa do trabalho são muitos, mas, geralmente, as pessoas só procuram ajuda depois de algo grave acontecer. “Alguns sinais como isolamento social, alterações das atividades cotidianas sem motivo aparente, queda no desempenho profissional e/ou acadêmico e desleixo no autocuidado são alguns sinais de que uma pessoa pode estar com a saúde mental abalada”, comenta. 

De acordo com ela em outros casos, as mudanças de comportamento são mais claras e podem ser percebidas por alterações de humor repentinas e intensas, irritabilidade e/ou agitação, abatimento visível provocado pela tristeza e mudança súbita no modo de agir e de se relacionar com as pessoas. “Tenho observado que a sobrecarga de trabalho pode ter origem na maneira como as empresas estabelecem metas, exigindo demais de seus funcionários. Está na hora de repensarmos as formas de gestão, ouvirmos mais os empregados para tornarmos o trabalho mais prazeroso e de as empresas adotarem um estilo de gestão que considere mais a opinião dos funcionários”, defende Silvana.

Dentre as estratégias, para se ter uma boa saúde mental, está a capacidade de aceitar que emoções desagradáveis também fazem parte da vida. 

Segundo a psicóloga é importante mensurar o valor de determinadas situações a fim de gastar energia psíquica com aquelas realmente urgentes e importantes. “Também é imprescindível investir em hábitos que vão potencializar a qualidade da vida mental, como, praticar um exercício físico, ter um sono de qualidade, alimentar-se de forma equilibrada e saudável e praticar uma atividade de lazer e relaxamento", revela Silvana. 
MAIS IMAGENS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ex-peso-pesado sofria de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira; Adilson conquistou títulos brasileiros, Sul-Americanos e o Mundial da WB
Publicado em 24/10/2024 as 17:12
O benefício é voltado para aposentados, pensionistas, portadores de deficiências ou doenças, além de pessoas com idade acima dos 65 anos
Publicado em 24/10/2024 as 11:41