Um homem foi preso por maus-tratos contra a própria mãe de 83 anos, em Londrina, no Norte do Paraná.
Vizinhos contaram à Polícia Militar (PM-PR) que Vilmar Aparecido dos Santos, de 45 anos, dizia que a mãe estava morta há meses, enquanto a mulher era mantida em casa com sinais severos de desnutrição e em meio à sujeira.
O homem foi preso após os bombeiros irem ao endereço da mulher para combater um princípio de incêndio e perceberem que ela era mantida em situação de maus-tratos. Em seguida, eles realizaram a denúncia.
O princípio de incêndio aconteceu no domingo (21), e a prisão, na segunda-feira (22). Vilmar foi liberado no mesmo dia após audiência de custódia e deve manter distância de ao menos 100 metros da mãe. Ele negou o crime durante o depoimento e não possui defesa constituída no processo.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares conversaram com os vizinhos durante o atendimento da ocorrência.
Consta no documento que Vilmar também saca a aposentadoria da mãe e não trabalha. Na delegacia, ele disse que ela fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta do dinheiro dela.
Além disso, os policiais militares que foram à casa dos dois encontraram um empréstimo feito em nome da idosa e um seguro de vida, que venceu em 2016, cujo beneficiário era Vilmar.
Nesta quarta-feira (24), Livia Pini, delegada da Polícia Civil, informou que apura se houve ou não cárcere privado. A investigação também busca informações sobre se a mulher era acompanhada pelo sistema de Saúde.
A PM constatou que a idosa não tomava banho há muito tempo e também apresentava diversos problemas de saúde.
Na cozinha, o boletim relata que o fogão estava sujo, com restos de comida e sem gás. Não havia geladeira nem mantimentos que a mulher pudesse comer. No banheiro, não havia chuveiro e o vaso sanitário estava sujo.
A mulher foi acolhida pelas equipes da assistência social da prefeitura de Londrina e encaminhada para um abrigo especializado.
Vilmar prestou depoimento na delegacia e negou as acusações. Ele afirmou que é filho adotivo da idosa e que ela sempre foi bem tratada por ele.
Questionado sobre a alimentação da mãe, ele disse que fazia comida para ela, mas o gás havia acabado há cerca de três dias. Ele também alegou que a casa estava em condições ruins porque eram pobres, e afirmou que deixou a vida de lado para cuidar da mãe.
O homem disse que a mãe fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta da aposentadoria dela. Questionado pela delegada se, na época, a idosa tinha problemas de saúde, ele não soube informar.
A delegada também questionou Vilmar sobre como era feita a higiene da idosa. Ele respondeu que ela estava se negando a tomar banho. Mesmo assim, afirmou que não tem chuveiro na casa e os banhos eram dados com a ajuda de um balde.