A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Aliança II, que tem como alvo uma organização criminosa investigada por contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão.
A operação é resultado do aprofundamento das investigações iniciadas na primeira fase da Aliança, realizada no começo deste ano. Na ocasião, cinco policiais militares foram presos por suposto envolvimento em um esquema de contrabando na região noroeste do Paraná.
Segundo a Polícia Federal, o grupo investigado atuava na entrada irregular de mercadorias pela fronteira brasileira e contava, em tese, com o apoio de agentes públicos, além de uma rede organizada de transportadores responsáveis por levar as cargas até diferentes destinos.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Guaíra e estão sendo cumpridas em municípios dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de bens dos investigados. O objetivo é recuperar recursos supostamente obtidos por meio das atividades criminosas e garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.
Durante o cumprimento dos mandados, foram registrados dois flagrantes relacionados aos crimes de contrabando, descaminho e posse ilegal de arma de fogo nas cidades de Umuarama (PR) e São Paulo (SP).
A operação conta com apoio da Receita Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.
As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e dimensionar o prejuízo causado pelo esquema.