O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recebeu imagens de formação de nuvens e de alguns estragos ocasionados pelo vento no fim da tarde desta quinta-feira (1º) na localidade de Arroio Guaçu, em Mercedes, no Oeste do Estado. Com a análise das imagens e dos dados de radar, a equipe classificou a ocorrência como um tornado categoria F1 na escala Fujita, com ventos de aproximadamente 120 km/h.
O tornado teve curta duração, e a Defesa Civil municipal não abriu nenhuma ocorrência até o final da manhã desta sexta-feira (02) na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A previsão do tempo aponta que tempestades intensas como esta devem diminuir neste fim de semana.
"O tempo começou a mudar ao longo desta sexta-feira. Um ar mais seco já está se aproximando do Estado, tanto que nas regiões Oeste e Sudoeste já não se espera eventos severos como foram registrados ao longo da semana", explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
No Norte, Campos Gerais e Leste, ainda há previsão de chuvas rápidas no período da tarde. No Noroeste elas acontecem em vários momentos do dia. A tendência é de que o tempo continue abafado em todo o Paraná, mesmo com a nebulosidade.
No sábado (03), uma massa de ar menos aquecida, também com os índices de umidade mais baixos, toma conta de boa parte do Paraná e as chuvas diminuem.
"No Litoral ainda continua a previsão de algumas pancadas isoladas de chuva, porém o volume de precipitação será baixo. Na Região Metropolitana de Curitiba o sol predomina entre nuvens e no Interior do Estado a maior parte do tempo é de nebulosidade variável. No Oeste e Sudoeste pode acontecer alguma garoa ocasional no período da tarde", afirma Reinaldo.
Já no domingo (04), o tempo segue estável e o sol vai predominar com mais força no Interior do Paraná, mas as temperaturas diminuem, pois um ar um pouco menos aquecido vai predominar sobre o Estado. A situação é um pouco diferente na região Leste. "Os ventos vão soprar do oceano para o continente, trazendo bastante umidade. Por conta da Serra do Mar, a nebulosidade ficará mais presente, e por isso as temperaturas máximas vão diminuir bastante", explica Reinaldo.
Enquanto a semana registrou valores na faixa dos 30°C em vários municípios, as temperaturas máximas terão declínio no domingo para a casa dos 20°C em Curitiba e Região Metropolitana, e devem ficar entre 23°C e 24°C no Litoral, onde há possibilidade de garoa ocasional.