Após quatro dias sem registro de fortes chuvas no Paraná, o estado está novamente com possibilidade de tempestades, nesta quarta-feira (12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 361 cidades estão em alerta amarelo, que significa “perigo potencial”. Deste número, 98 estão em alerta laranja, que é “perigo”. Veja as listas ao final desta reportagem.
As cidades em alerta amarelo, conforme o Inmet, podem registrar até 50 mm de chuva no dia, com ventos de até 60 km/h. Aquelas que estão em alerta laranja podem chegar a 100 mm de chuva em 24 horas, com rajadas de vento de até 100 km/h. Para os dois casos, há possibilidade de queda de granizo.
O alerta amarelo é válido até 21h desta quarta, e o alaranja, até 23h59.
Em boletim divulgado na manhã desta quarta, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que os possíveis temporais não devem ser severos como foram aqueles registrados na última sexta-feira (7), com formação de três tornados e devastação de cidades.
“O tempo muda realmente em todas as regiões do Paraná. Está todo mundo apreensivo com as novas chuvas em função dessa memória recente que temos dos temporais muito severos que ocorreram na semana passada. Mas essa próxima chuva, ela vem de forma pouco mais calma”, explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Para o Simepar, as regiões noroeste, oeste, sudoeste, sul e centro-sul estão em observação para temporais localizados. Nas regiões norte, metropolitana de Curitiba e litoral, o risco é baixo.

“O tempo muda ao longo do dia, mas pancadas de chuva e trovoadas que já estamos acostumados. Amanhã [quinta-feira, dia 13], o tempo fica ainda mais instável, com chuva a qualquer hora do dia em vários setores do estado do Paraná”, disse Jacóbsen.
🟨 Cidades do Paraná que estão em alerta amarelo, segundo o Inmet: