02/10/2025 | 08:10 | G1 Paraná
Morador encontra onça-parda no telhado de casa, laça animal e aciona resgate, em área rural do Paraná
UniFil
Um produtor rural de Congonhinhas, no norte do Paraná, foi surpreendido por uma onça-parda no telhado de casa na tarde de terça-feira (30). Para retirá-la, o homem conseguiu laçar o animal e acionou equipes do Instituto Água e Terra (IAT) para realizar o resgate. Assista acima as imagens do animal capturado.

A onça fêmea foi encontrada magra e machucada e foi levada para um hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) de Londrina, na mesma região, onde está passando por reabilitação. A previsão é de que ela seja devolvida à natureza na próxima semana.

Segundo o morador, a onça estava rondando o sítio e chegou a comer pequenos animais da propriedade. Após conseguir capturá-la, ele a colocou em uma espaço cercado com grades e aguardou a chegada dos técnicos do IAT.

A médica veterinária e especialista em animais silvestres, Daniela Martina, informou que para levar a onça-parda ao hospital foi necessário sedá-la com um dardo tranquilizante.

Na unidade, ela tomou soro e recebeu medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios. Ela também deverá passar por exame de raio-X, ultrassom e exames de sangue.

"A onça tem menos de um ano, não está bem clinicamente, chegou magra, machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar. O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza”, explicou a veterinária.

A data e o local da soltura da onça serão definidos pelo IAT.

O veterinário Pedro Camargo, que atua na área operações com felinos no IAT, alertou sobre a importância de acionar órgãos especializados nestes casos.

“É fundamental acionar os órgãos competentes, porque têm profissionais capacitados para manejar animais com segurança em resgates, além de orientar a comunidade sobre procedimentos corretos ao se deparar com onças e outras espécies”, informou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Colisão envolveu moto e carro e motorista recebeu voz de prisão no local
Publicado hoje as 16:31