26/05/2025 | 18:40 | AEN
Solenidade do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná comemora os 35 anos do Siate
AEN

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nesta segunda-feira (26) uma solenidade em comemoração aos 35 anos de atuação do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) no Paraná. A cerimônia destacou a importância do serviço e homenageou profissionais que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Foram exibidos vídeos institucionais mostrando a trajetória do Siate ao longo das décadas. Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha de Mérito do Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma em Emergência a militares, civis e instituições que tiveram destaque no apoio ao serviço.

Nos últimos anos, o Governo do Estado renovou a frota de ambulâncias utilizadas nos atendimentos do Siate. A unidade recebeu 91 veículos, em um investimento de R$ 44,8 milhões, feito pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). As aquisições reforçam a parceria firmada entre a Sesa e a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 135/2021, que já inclui 55 dos 65 municípios que possuem serviço do Siate.

Só no ano passado o Estado adquiriu 60 novos veículos, o que equivale a mais de 63% das 95 ambulâncias ativas do serviço. Os veículos são de alta qualidade, com mais espaço para vítimas e socorristas, equipamentos mais modernos e uma comunicação mais eficiente com os hospitais.

“A cooperação técnica entre as secretarias da Segurança Pública e da Saúde ampliou a integração entre Estado e municípios, tornando o serviço mais ágil e próximo da população. Um ponto importante é a aquisição das novas ambulâncias nos últimos quatro anos, renovando a frota e qualificando ainda mais o atendimento”, disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também falou sobre a integração entre as secretarias. “Trabalhamos lado a lado com o Corpo de Bombeiros para conseguirmos que o termo de cooperação fosse firmado e atuamos fortemente para trocarmos essas 91 ambulâncias ao longo dos últimos 18 meses para reforçar esse serviço referenciado e de extrema importância para o atendimento pré-hospitalar”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes no evento o subcomandante-geral do CBMPR, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Cesar Neves; a secretária de Saúde de Curitiba; Tatiane Filipaki, e o comandante-geral veterano do Corpo de Bombeiros de 1987 a 1991, coronel veterano Miguel Arcanjo Caprioti.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27