13/05/2025 | 16:32
Autoridades rondonenses participam do lançamento dos novos caminhões interativos da Expedição do Conhecimento

Na manhã desta terça-feira (13), a Itaipu Binacional apresentou ao público duas novas carretas da Expedição do Conhecimento, um projeto itinerante voltado à educação ambiental. O evento ocorreu no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Andria Backes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Kohler (Claudinho).

As novas unidades, desenvolvidas em parceria com o Itaipu Parquetec, oferecem uma proposta mais tecnológica e interativa, com ambientes imersivos, recursos de realidade aumentada e atividades lúdicas. Os conteúdos abordam temas como água, energia, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Cada carreta foi projetada como um espaço de descobertas, com simulações que permitem aos visitantes compreender questões ambientais de maneira prática e envolvente, promovendo a conscientização para atitudes sustentáveis no dia a dia.

A iniciativa faz parte do convênio “Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III”, que visa ampliar o alcance do projeto para os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul. Desde o seu lançamento em 2020, a Expedição do Conhecimento tem levado ciência e educação ambiental a diferentes públicos.

O principal objetivo é informar, conscientizar e sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A experiência oferecida aos visitantes começa com uma visão panorâmica do universo até a Terra, explorando os ambientes naturais e as mudanças climáticas, além de destacar ações humanas que afetam o planeta. Em seguida, apresenta a importância dos seres vivos, da água e das florestas, demonstrando a situação atual desses recursos frente aos impactos ambientais. Ao final, são apresentadas soluções sustentáveis e reforçado o papel de cada visitante como agente de transformação na conservação ambiental.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27