11/04/2025 | 11:10 | EBC
Cientistas criam teste para detectar precocemente doença de Parkinson
EBC

Cientistas desenvolveram em Israel um teste sanguíneo simples e econômico capaz de detectar a doença de Parkinson antes do aparecimento de sintomas.

Em comunicado, a Universidade Hebraica de Jerusalém, que liderou o trabalho, diz que o teste "quantifica fragmentos específicos de ARN [molécula] no sangue, concentrando-se numa sequência repetitiva que se acumula nos doentes de Parkinson e num declínio do ARN mitocondrial, que se agrava à medida que a doença progride".

Segundo a universidade, "ao medir a proporção entre esses biomarcadores, o teste oferece uma ferramenta de diagnóstico preciso, não invasivo, rápido e acessível", permitindo "intervenções e tratamentos precoces que podem alterar o curso da doença".

A equipe envolvida no trabalho assegura que o novo teste consegue distinguir os doentes de Parkinson pré-sintomáticos das pessoas saudáveis com uma precisão que supera a das ferramentas de diagnóstico atuais.

Os resultados foram divulgados na publicação científica Aging Nature.

A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa que afeta o controle dos movimentos e não tem cura.

Os tratamentos atuais, como medicamentos ou a cirurgia de estimulação cerebral, ajudam a melhorar os sintomas.

Os sintomas motores, como tremores, rigidez, dificuldade de andar e lentidão dos movimentos, ocorrem com a morte de células no cérebro.

O diagnóstico é feito com base na análise de sintomas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27