31/03/2025 | 18:30 | AEN
Com versão simplificada, Governo do Paraná entrega Prestação de Contas de 2024 à Assembleia
AEN

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (31) a Prestação de Contas de 2024 à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com algumas novidades. Diferentemente dos anos anteriores, em que o documento era enviado por meio de sistemas internos, a entrega foi feita de forma presencial ao presidente da casa, o deputado Alexandre Curi. Além disso, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) também preparou uma versão simplificada do balanço para que tanto os parlamentares quanto a própria população tenham uma visão mais clara dos recursos do governo.

O Balanço Geral fornece uma ampla gama de informações sobre as finanças e a gestão financeira do governo estadual, abrangendo ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e demonstrações financeiras, incluindo balanço patrimonial, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxo de caixa e balanço orçamentário, além de notas explicativas e indicadores de desempenho financeiro.

A documentação entregue à Alep nesta segunda-feira será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado, responsável por analisar os atos praticados pelo governo estadual. O relatório final ainda é votado pelos deputados estaduais.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, explica que a entrega presencial da prestação de contas ao presidente da Assembleia Legislativa é uma forma de aproximar os Poderes ao mesmo tempo em que dá mais transparência às contas públicas.

“O Paraná teve um ano excepcional em 2024 — e o balanço mostra isso. Mostra a solidez fiscal do Estado e o superávit financeiro acima de R$ 20 bilhões, deixando claro que estamos fazendo uma boa administração”, comemora. “Então viemos aqui presencialmente entregar essas conquistas e mostrar aos deputados como esses recursos foram aplicados”.

Balanço Cidadão

Para além do documento que detalha minuciosamente as receitas e despesas do Estado ao longo do ano passado, a Sefa entregou também à Alep uma versão simplificada dessa prestação de contas. Batizado de Balanço Cidadão, o novo material apresenta de forma bastante didática a origem dos recursos públicos e sua destinação nas mais diferentes áreas.

Essa é a primeira vez que a Secretaria da Fazenda elabora esse tipo de documentação suplementar. Desenvolvido pela Diretoria de Contabilidade-Geral do Estado (DCG), esse balanço simplificado tem como objetivo dar mais transparência aos gastos públicos não apenas aos parlamentares, mas a toda a sociedade paranaense, já que pode ser consultado por qualquer pessoa pelo site da Secretaria da Fazenda.

“Com o Balanço Cidadão, simplificamos centenas e centenas de páginas da prestação de contas em algumas poucas que mostram como o Governo do Paraná faz uso dos recursos públicos”, explica a diretora de Contabilidade da Sefa, Gisele Carloto, uma das responsáveis pelo novo material. “Mais do que isso, ele apresenta à população como as receitas do Estado são compostas, quais as obrigações que ele tem que cumprir e quais os principais investimentos que foram realizados no ano passado — tudo de uma forma bastante didática e esclarecedora”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná celebrou a publicação e destacou sua importância para a transparência, principalmente por aproximar essas informações da população. Ele disse que pretende integrar o documento ao programa Assembleia Itinerante, iniciativa da Alep que busca aproximar o Poder Legislativo do cidadão paranaense.

“Somos muitas vezes indagados sobre questões orçamentárias do Estado e esse informativo chega em um bom momento para que possamos levar não só a Assembleia para mais próximo da população, mas também todas as informações do Governo do Estado. Transparência total no Executivo e no Legislativo”, afirmou Alexandre Curi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27