21/03/2025 | 10:24 | Terra
Governo pode antecipar 13º de aposentados para abril e maio, diz jornal
Estimativa é que a antecipação, que beneficiará 35 milhões de pessoas, injete cerca de R$ 70 bilhões na economia
O governo federal estuda antecipar o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS para os meses de abril e maio. A sugestão foi enviada pelo Ministério da Previdência à Fazenda, após a aprovação do Orçamento 2025, segundo informado por técnicos do governo ao jornal O Globo.

A medida de antecipar o pagamento do benefício já foi adotada no ano passado, e não é considerada como algo que traga impacto fiscal. Isso porque o gasto já era previsto, haveria apenas uma alteração no fluxo de pagamentos. Tradicionalmente, o 13º a aposentados e pensionistas é pago no segundo semestre do ano, em agosto e novembro, um pouco antes do previsto aos trabalhadores na ativa.

A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine a liberação de antecipação das parcelas até o início de abril, permitindo que o pagamento da primeira parcela ocorra até o final do mês, já que a folha do INSS começa a ser paga na segunda semana de cada mês.

A estimativa é que a antecipação do benefício acabe por injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia, pagos a 35 milhões de pessoas.

Têm direito ao 13º aqueles que receberam, durante o ano de 2024, aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão através da Previdência Social.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Idosa de 83 anos foi encontrada morta dentro de casa, em Guaíra. Laudo apontou causas naturais, mas MP viu indícios de crime.
Publicado hoje as 09:03
Veículo utilitário carregado com pneus tombou após impacto no cruzamento das ruas Pernambuco e 15 de Novembro; apesar da gravidade e da perda total dos veículos, houve apenas feridos leves
Publicado em 19/02/2026 as 18:27