O treinador da seleção brasileira masculina conquistou a Copa América e o hexa da Copa do Mundo em 2024.
Marcos Xavier Andrade, mais conhecido como Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira de Futsal, foi anunciado como o melhor técnico do mundo pelo Futsal Planet Awards, uma das premiações mais prestigiadas do futsal internacional.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 6, pelos organizadores do prêmio. Na ocasião, também foi realizada uma homenagem à memória de Dimitri Nicolau, figura marcante no cenário internacional do futsal.
Natural de Lages, Santa Catarina, e residente em Joinville, Marquinhos consolidou seu nome no esporte no Paraná.
A conquista do prêmio coroa um período de grande sucesso, que inclui a vitória no Campeonato Mundial de Futsal de 2024 com a seleção brasileira, realizado no Uzbequistão. Marquinhos, que comanda a seleção desde 2017, tem sido fundamental para recolocar o Brasil no topo da modalidade.
HISTÓRIA
Reconhecido por sua liderança e estratégia, Marquinhos soma 20 anos de experiência como técnico, passando por diversas equipes brasileiras até assumir a seleção brasileira em 2017.
Durante sua trajetória, ele teve passagens por Palmas, Marcianise, Toledo e Carlos Barbosa. Em 2009, foi contratado pelo Copagril e comandou a equipe de Marechal Cândido Rondon por cinco temporadas, despontando no cenário nacional ao se tornar bicampeão da Série Ouro do Campeonato Paranaense.
Copa do Mundo de Futsal 2024
Marquinhos já havia sido indicado ao Futsal Awards em outras quatro ocasiões: três vezes na categoria de melhor técnico de clubes (2015, 2017 e 2018) e uma como técnico de seleções (2019), quando ficou com a segunda posição. Desta vez, em 2024, conquistou o prêmio.
Nas redes sociais, Marquinhos fez um agradecimento:
“Essas conquistas recentes na minha vida profissional são fruto de uma dedicação de mais de uma década. Se eu tive capacidade de chegar até aqui, qualquer pessoa pode, desde que se dedique. Obrigado pelo carinho. Esse título traz a certeza de que todos podemos. Muito obrigado”, declarou.