A Copel começa nesta semana a instalação de medidores inteligentes em Toledo e Santa Tereza do Oeste. A iniciativa faz parte da terceira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente, que abrange 50 municípios do Oeste e irá instalar 661 mil medidores inteligentes na região, um passo significativo na modernização da infraestrutura elétrica paranaense.
A instalação dos novos medidores traz vantagens diretas ao consumidor, como menor tempo de interrupção no fornecimento de energia e maior agilidade na detecção e solução de falhas por parte da distribuidora.
“As cidades inteligentes, ou smart cities, no mundo todo estão adotando essa tecnologia que amplia a qualidade do fornecimento de energia, algo tão importante para o Oeste, que funciona como porta de entrada da maior parte dos eventos climáticos severos do Paraná”, comenta Tiago Augusto Silva Santana, gerente de Projetos Especiais Técnicos da Copel Distribuição.
Os municípios são Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.
Rede inteligente
Ao todo, a etapa atual do programa já instalou mais de 1 milhão de medidores inteligentes em 105 municípios do Paraná. Até o final de 2025, a previsão é alcançar a marca de 1,7 milhão de medidores instalados em 152 municípios das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – o que representa mais de 30% dos consumidores da Copel no estado.
A troca é realizada sem custos ao consumidor. Em Toledo, a instalação será feita pela empresa contratada Eleng, que conduzirá o serviço em cerca de 30 minutos por unidade consumidora. O mesmo tempo será utilizado por profissionais da contratada Eletromil, para instalar os medidores inteligentes em Santa Tereza do Oeste.
Os profissionais de ambas as empresas atuam com identificação no uniforme, em crachá e no veículo.
“A chegada da Rede Elétrica Inteligente reforça o papel estratégico da região Oeste no cenário econômico do Paraná, assegurando maior confiabilidade no fornecimento de energia para atender às demandas crescentes da região”, destaca Santana.
Gestão avançada
Os medidores inteligentes transmitem informações em tempo real para as centrais da Copel, o que gera uma leitura remota e detalhada de parâmetros essenciais para a gestão do sistema elétrico e para o acompanhamento do consumo pelos usuários.
Os dispositivos registram a potência máxima em intervalos predeterminados, permitindo a identificação de picos de consumo. Monitoram também variações de tensão e corrente, que podem indicar falhas na rede ou em equipamentos, além de alterações na frequência, úteis para detectar instabilidades. Com um histórico detalhado de consumo, os dados ficam disponíveis para análises futuras, contribuindo para a eficiência energética.
Monitoramento
A tecnologia permite à Copel identificar automaticamente a extensão de falhas na rede e localizar sua origem com mais precisão, agilizando o tempo de restabelecimento do fornecimento. Para os consumidores, os medidores oferecem a conveniência de monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel, acessível em smartphones e outros dispositivos móveis.
A modernização elimina ainda a necessidade de visitas mensais para leitura – um incentivo a mais para a adesão à fatura digital, que tem a mesma validade legal da impressa e pode ser utilizada como comprovante de endereço. O cadastro da fatura digital é simples e pode ser feito diretamente no site da Copel (www.copel.com).
Desde o início do programa, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes.
Geração Distribuída
Outra vantagem é a funcionalidade bidirecional dos medidores inteligentes, essencial para projetos de geração de energia solar. Eles permitem medir tanto a energia consumida quanto a excedente, enviada de volta à rede pelos sistemas de geração distribuída.
A tecnologia também prepara a rede para a adoção de modalidades tarifárias variáveis, que se mostram como uma tendência de futuro para o setor elétrico.