A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR) deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Santa Helena com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desmantelar uma rede criminosa que atua no município de Santa Helena e nas regiões adjacentes.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária, conforme decisão do Juízo da Vara Criminal de Santa Helena.
A operação mobilizou cerca de 80 policiais e é resultado de cinco meses de investigação. Durante este período, a FICCO/PR identificou um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas, com sede em Santa Helena e alcance em outras localidades. A investigação teve início após a apreensão em flagrante de um casal com 300 kg de maconha.
Desde então, já foram apreendidos mais de 3.000 kg de maconha e realizadas 10 prisões em flagrante relacionadas ao transporte de drogas. Chamou a atenção dos investigadores que o núcleo principal da quadrilha era formado por vizinhos, o que levou a ação policial a “fechar” a rua onde os investigados residiam.
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação criminosa. A FICCO/PR é composta por equipes da Polícia Federal (PF), do Batalhão de Polícia de Fronteira da PMPR, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando de forma coordenada para enfrentar o crime organizado no estado.