03/06/2024 | 16:05 | RIC
Sessão que votaria Parceiro da Escola é suspensa após invasão da Alep
Barbara Hammes/RICtv

A sessão que votaria o projeto Parceiro da Escola, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi temporariamente suspensa nesta segunda-feira (3), após invasão do prédio. Manifestantes contrários ao projeto de lei de terceirização das escolas do estado se reuniam nas proximidades desde a manhã e, por volta das 14h30, forçaram a entrada na Alep e quebraram o vidro que dá acesso a rampa.

Parte dos manifestantes já ocupa uma das galerias do plenário, enquanto outros aguardam a abertura das portas de outro andar e também circulam pelos corredores. 

Os professores da rede estadual começaram a greve a partir desta segunda-feira (3), em protesto contra o projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada.

Ainda nesta segunda-feira, pouco antes da invasão, o governador afirmou em entrevista coletiva que a greve teve baixa adesão. Segundo ele, a maioria dos professores e profissionais estão em sala de aula. “Demonstração de maturidade dos nossos professores e diretores de entender que os sindicalistas fizeram um monte de fake news sobre o projeto que está sendo votado”, disse o governador.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) na manhã desta segunda-feira (3) revelou que 87% das mais de 2 mil escolas estaduais estão funcionando normalmente, sem adesão de professores à greve convocada pelo sindicato da categoria. Já o sindicato dos professores, o APP Sindicato, informou em site oficial que cerca de 20 mil pessoas lotaram mais de cinco quadras da Avenida Marechal Deodoro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS