31/05/2022 | 15:52 | G1
Agricultor se forma na universidade aos 74 anos
Bronildo José Wenzel formou-se Engenheiro Agrônomo em Cerro Largo - Rs
G1
O agricultor Bronildo José Wenzel, 74 anos, de Cerro Largo, realizou um sonho no último final de semana: se formar em Agronomia, na UFFS, no Rio Grande do Sul. A tão aguardada formatura como engenheiro agrônomo foi realizada no sábado, dia 21.
Filho de agricultores, Bronildo tinha o sonho de entrar em uma universidade desde pequeno. O desejo era aprender para colocar o conhecimento em prática no meio rural. Mas os pais não tinham condições financeiras de proporcionar o ensino superior.
Bronildo casou, teve filhos e passou a ter como prioridade proporcionar estudo à família. Atualmente, um dos filhos tem mestrado e o outro, doutorado.
Depois de formar os filhos, Bronildo resolveu retomar o antigo sonho e começou a estudar para ser aprovado em uma universidade federal. Foi na segunda tentativa que conseguiu nota no Enem para ingressar na UFFS.
"Me preparei melhor e, na segunda vez, aí sim, fiquei em 22º lugar na classificação geral. Consegui entrar pela porta da frente na universidade federal", orgulha-se.

Para os professores, ensinar uma pessoa tão experiente é um desafio.

"Estamos acostumados à maioria dos nossos alunos serem recém-saídos do ensino médio, então, você se deparar em sala de aula com um aluno que tem mais idade do você, significa também você tratar uma questão de experiência, você conseguir e ter que pensar propostas de trabalho em sala de aula que aliem essa experiência que este aluno possui, buscar conteúdos que também sejam adequados a uma realidade de diálogo entre gerações", diz o professor Edemar Rota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS