No âmbito da Operação Hórus, policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), com apoio da Polícia Federal, apreenderam cinco veículos carregados com cigarros contrabandeados, em ocorrências distintas. Um dos casos aconteceu na noite de domingo (16), em Santa Helena e, horas depois, na madrugada de segunda-feira (17). Equipes da PM e da PF em Terra Roxa atenderam a outra ocorrência.
Na ação mais recente, na madrugada de segunda-feira, equipes de policiais militares e federais faziam patrulhamento pela cidade de Terra Roxa quando avistaram, em certo momento, uma grande movimentação de pessoas e veículos em uma área rural da cidade. Com a aproximação das viaturas, todos os presentes se embrenharam na mata próxima e fugiram, deixando para trás dois veículos GM/Montana.
Após vistoria nos automóveis, os policiais localizaram 5.250 pacotes de cigarros contrabandeados que haviam sido abandonados durante a confusão. Os veículos e o contrabando foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. A PM estima que estas apreensões somam cerca de R$ 300 mil em prejuízo aos criminosos.
Na noite anterior, em Santa Helena, outras equipes de policiais da fronteira em ação integrada com os policiais federais da região apreenderam mais uma grande quantia de cigarro contrabandeado e veículos, em uma situação semelhante. Durante patrulhamento pela área rural da cidade, as equipes notaram diversas pessoas aglomeradas em meio a uma região de mata e que, ao notarem a aproximação da polícia, abandonaram seus veículos e fugiram.
Durante a fuga, os suspeitos deixaram para trás três veículos carregados com cigarros contrabandeados e um homem, de 24 anos, que teve sua fuga interceptada e acabou detido e encaminhado à Polícia Civil da região, que também prestou apoio na ocorrência. O valor estimado de prejuízo aos criminosos, após esta apreensão, foi de R$ 270 mil.