22/12/2021 | 17:40
Estiagem vai provocar reunião de emergência em Marechal Rondon
Poderá ser solicitado um Decreto de Emergência no município

O Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais em função da estiagem sem precedentes que assola toda a região , causando já prejuízos  ainda incalculáveis para o setor agrícola, estão clamando medidas urgentes de parte do Governo Estado, em apoio ao setor.

Em recente oficio encaminhado à presidência da FAEP e ao Governo do Estado, através da  Secretaria da Agricultura,  conforme a nota assinada por Valdemar da Silva Melato, as lideranças sindicais mencionam que “ à atual quebra de safra, a quebra das safras dos três anos anteriores e uma quebra de  safra inverno, com secas e geadas.

O Sindicato Rural de Cascavel já  solicitou ao prefeito, Leonaldo Paranhos, a assinatura de um decreto de Declaração de Emergência no município.

O motivo alegado  é a estiagem e as perdas já consideráveis nas lavouras e o decreto facilita a renegociação de dívidas.

De acordo com o vice-presidente do sindicato e consultor agropecuário, Modesto Daga, o milho na  região de Cascavel  já está com 70% de quebra de produtividade  e em relação  a soja,  pelo menos de 20% a 30%, e se não chover nos próximos 15 dias, aí a quebra será gigantesca, afetando também os produtores de leite e gado de corte.

Em Marechal Cândido Rondon deverá ser realizado ainda nesta semana um encontro para debater a respeito e solicitar medidas semelhantes ao prefeito Márcio Rauber.

O assunto foi preliminarmente discutido hoje pela manhã.

Se convocada a reunião deverá contar com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Sindicato Rural, poderes Executivo e Legislativo e todas as demais entidades do setor.

De acordo com essas lideranças, a situação local não é diferente dos demais municípios, em função da falta de chuvas.

Esta reunião de emergência deverá ser convocada nas próximas horas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ele foi visto pela última vez no dia 17 deste mês
Publicado em 22/08/2025 as 10:10