Silva e Luna disse ainda que “criamos esse programa, colocando a ordem de R$ 300 milhões, exatamente para contribuir com as famílias mais carentes na aquisição de seu bujão de gás. E estamos buscando, inclusive, mais parceiros, para aumentar esse volume de recursos, para atender o maior número de famílias possível”.
Inicialmente, o programa terá duração de 15 meses. A conta da Petrobras é beneficiar pelo menos 400 mil famílias. A intenção em envolver outras empresas, como destacou o presidente da estatal, poderia aumentar os valores envolvidos e o alcance do programa. A intenção de colocar outras empresas no programa também busca transformar a medida em uma iniciativa setorial e afastar o uso político da proposta.
Especialistas avaliam que o valor de R$ 300 milhões é relativamente baixo para a necessidade das famílias mais vulneráveis e para uma empresa do tamanho da Petrobras — principal fornecedora de GLP do país. Mesmo assim, fontes da estatal afirmam que o montante aumenta os valores destinados pela estatal para a área social. O programa foi aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras na quarta-feira. Agora, os detalhes, ainda não divulgados, serão levados para a diretoria da empresa antes de ser submetido novamente ao Conselho.