01/10/2021 | 10:32
Câncer de mama atinge uma a cada 12 mulheres no Brasil
Mês de outubro tem ações de conscientização

Como o câncer de mama se propaga hoje no Brasil? Como a doença tem sido rastreada? Quanto seria possível poupar nos gastos do câncer de mama no País com a adoção de hábitos saudáveis? Essas e outas perguntas serão respondidas hoje, às 14h, durante a cerimônia de abertura das ações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Outubro Rosa. O evento será transmitido pela TV INCA.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Até o ano passado, a média do Paraná era de quase dez novos casos por dia.

A cada ano o Brasil registra 66 mil novos casos de câncer de mama. “Isso representa que uma em cada 12 mulheres teve câncer de mama. As brasileiras já conhecem o que é o câncer de mama e já ouviram falar sobre a mamografia, mas temos de aumentar a cultura do autoconhecimento, do acompanhamento médico anual e da realização dos exames de imagem. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar milhares de mães, esposas, filhas, amigas”, explica a mastologista Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Evento acontecerá na Casa Cultural, a partir das 14h, e integra a programação da Oktoberfest 2024
Publicado hoje as 11:17