01/10/2021 | 10:29
Governo descarta reeditar horário de verão neste ano, diz ministro
Horário de verão não será reeditado, mesmo com crise hídrica

O horário de verão não deve ser retomado neste ano. A informação é do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que falou sobre o assunto após a inauguração de uma usina térmica em São João da Barra (RJ), ontem. Segundo o ministro, o horário de verão não traria economia de energia. Nas últimas semanas, diversos setores se manifestaram pelo adiantamento em uma hora do horário frente à crise hídrica que o País passa, e que afeta a geração de energia hidrelétrica. Uma resposta do governo era aguardada para esta semana.

Segundo o governo o horário de verão traria benefícios muito escalonados e atenderia apenas a poucos setores produtivos, além de transferir a demanda de energia para outros horários.

Uma pesquisa da semana passada, contudo, mostrou que 55% dos entrevistados eram a favor do horário de verão no País, enquanto 38% eram contra. O horário de verão durou até 2019, quando foi cancelado no primeiro ano de mandato do atual governo.

Neste momento em que muitas hidrelétricas trabalham com menor geração de energia por causa do nível baixo das barragens, o País tem praticamente todas as suas termelétricas em funcionamento.

“É essencial nesse momento, para que o país possa superar a maior escassez hídrica de sua história”, disse o ministro sobre o acionamento da nova termelétrica no Rio de Janeiro. Isso eleva o custo da energia para o consumidor.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Evento acontecerá na Casa Cultural, a partir das 14h, e integra a programação da Oktoberfest 2024
Publicado hoje as 11:17