No início da madrugada de hoje (31) por volta das 00h40min, uma equipe de policiais militares realizava patrulhamento na estrada da Esquina Progresso, quando visualizou três veículos em atitudes suspeitas, sendo um veículo Gol de cor branca, um caminhão Scania de cor branca e um caminhão possivelmente de cor branca e carroceria de cor escura, ambos os caminhões com apenas um dos faróis ligados, e os três veículos em alta velocidade.
Ao tentarem realizar a abordagem aos veículos utilizando-se de sinais sonoros e luminosos, além de gesticulação e verbalização, ambos os veículos aceleraram em direção a equipe desobedecendo as ordens de parada, onde os condutores de ambos os caminhões jogaram os veículos para cima dos policiais e da viatura, fazendo que um dos policiais tirassem a viatura do caminho para não haver a colisão e o outro policial teve que se jogar em uma plantação de milho para não ser atropelado pelos caminhões.
Os veículos iniciaram fuga em direção a cidade de Palotina, sendo realizado o acompanhamento tático por diversos quilômetros utilizando-se de todos os sinais sonoros e luminosos (giroflex e sirenes), onde por vários quilômetros os veículos permaneceram em alta velocidade desobedecendo as ordens de parada.
Durante o acompanhamento, por diversas vezes os caminhões fechavam a viatura policial, além de fazer zigue-zagues durante o percurso, jogando os caminhões para cima da equipe a fim de jogar a viatura para fora da pista para colidir em obstáculos fora da pista (postes, arvores, barrancos, entre outros), ou até mesmo capotá-la, onde durante tais situações, para resguardar a integridade física da equipe e dos demais utilizadores da via, foi necessário a realização de disparos de arma de fogo submetralhadora.
Já no perímetro urbano, os caminhões ainda em alta velocidade, além de persistirem em fazer zigue-zagues e jogando os veículos para cima da equipe policial, também "ramparem" diversas lombadas e fizeram diversas curvas perigosas em alta velocidade, colocando constantemente em risco a vida de diversos pedestres, ciclistas e condutores de outros veículos.
Após quilômetros de acompanhamento, já no centro da cidade, no cruzamento da Rua General Rondon com a Rua Pioneiro, um dos caminhões não conseguiu fazer a curva, sendo então possível realizar a abordagem, já os outros dois veículos se evadiram não sendo mais localizados.
Abordado e identificado o condutor, nada de ilícito foi encontrado com ele e com o caminhão que estava. Em consulta no sistema foi constatado que o condutor possui carteira de habilitação de categoria "ab", não sendo habilitado para dirigir caminhão.
Indagado porque o mesmo e os demais veículos haviam empreendido fuga, relatou que estariam indo até Terra Roxa para carregar os caminhões com cigarros contrabandeados do Paraguai e que o veículo Gol era o batedor, porém após adentrarem a estrada da Esquina Progresso o batedor mandou os veículos retornarem, pois alguns "olheiros" haviam visto a viatura policial na região, por isso estariam voltando para a cidade de Palotina a fim de pegarem outra rota para irem ao local do carregamento (Terra Roxa).
O condutor relatou ainda que o "patrão", dono da carga e responsável pela compra e revenda ilegal dos produtos contrabandeados é um homem da cidade de Iporã e que o batedor é um homem também da cidade de Iporã.
Diante dos fatos, foram realizados todos os procedimentos de praxe, informado a cadeia de comando, confeccionado comunicado de disparo de arma de fogo, boletim de ocorrência e notificações de trânsito, posteriormente o abordado e o caminhão foram encaminhados para a delegacia de Policia Civil de Palotina para as providências cabíveis.