Fotos circulam pelas redes sociais de peixes mortos no rio Guaçu localizado na divisa de Nova Santa Rosa com Marechal Cândido Rondon, mais precisamente na região da Usina da Cercar como é mais conhecida ou PCH – Pequena Central Hidroelétrica Moinho.
Pelas imagens aparenta que o nível do rio foi abaixado e uma enorme área de lama foi formada e segundo depoimentos pelas redes sociais, muitos peixes acabaram morrendo no barro, alguns ainda foram pegos por populares que conseguiram chegar antes que os peixes morressem.
Em um depoimento que também circula pela internet, há quem diga que houve um problema em uma comporta e acabaram abrindo essa comporta e houve todo esse problema, mas não foi confirmada esta informação.
O Portal Nova Santa Rosa entrou em contato com a pessoa responsável pela Usina, no momento, que nos atendeu gentilmente por telefone e disse que a diretoria da Cercar não vai se manifestar neste caso até porque, segundo eles não há nada de errado com que aconteceu naquela região.
Não há informações se os órgãos ambientais tem conhecimento deste caso, muitas pessoas acreditam que o que ocorreu no local foi sim um grande crime ambiental.