O Corpo de Bombeiros esteve em Nova Santa Rosa no final da manhã desta segunda-feira para resgatar uma cobra encontrada em uma residência localizada na região central da cidade.
A cobra verde de porte pequeno de aproximadamente 80 centímetros foi capturada e na sequência devolvida a seu habitat natural.
Ação do veneno: Mesmo não tendo características de ofídio peçonhento, como presas inoculadoras de veneno ou fosseta loreal podem causar alterações locais (ação proteolítica) e sistêmicas (ação hemorrágica).
Tratamento: Nos casos em que o agente causal foi capturado e identificado, é necessária a observação clínica cuidadosa pelo menos por 24 horas. O tratamento é sintomático incluindo hidratações parenterais, analgésicos, antiinflamatório, controle de eletrólitos e da diurese. Não existe, até o momento, soro específico para os acidentes com colubrídeos. Devido à frequência e potencial gravidade destes acidentes, alertamos os médicos para os riscos que representam, principalmente se tratando de crianças. Notificar o Centro de Controle de Intoxicações.