Um idoso, com pouco mais de 80 anos, foi resgatado pela polícia após ser mantido em cárcere privado por cerca de 15 dias em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na quinta-feira (11). Uma mulher foi presa em flagrante.
Vizinhos da suspeita de cometer o crime, no Jardim Bandeirantes, chamaram a Guarda Municipal (GM) para averiguar a situação, e agentes encontraram a vítima dentro de um pequeno cômodo em condições insalubres.
"A equipe se deparou com um quarto trancado por um cadeado e o idoso pedindo ajuda. Populares disseram que ele estava trancado há 15 dias", disse o agente Strombech, da GM.
Vídeo gravado pelo guarda mostra que o quarto não possuía sequer ventilação, e tinha urina e fezes espalhadas pelo chão.
Segundo Strombech, a mulher presa é ex-nora da vítima e tinha a tutela dele. "Os moradores disseram que ela saía e deixava ele trancado", afirmou.
A suspeita não estava em casa no momento em que a GM encontrou o idoso, porém chegou após 1h30 enquanto paramédicos prestavam atendimento a ele.
"Ela foi encaminhada à delegacia após o flagrante delito de cárcere privado, e se o delegado entender ela poderá responder por maus tratos ao idoso", acrescentou o agente.
Sobre o estado de saúde dele, Strombech contou que o idoso aparentemente estava com a consciência perturbada, mas que não estava machucado.
"Perguntei se ele havia comido e ele respondeu que não. Em seguida, questionei se estava com fome e a resposta foi a mesma", disse. "Chegamos com um bolo e um suco e ele ficou feliz. Deu para perceber que estava com fome, sim".
O homem foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois a um abrigo.