A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (10), um homem armado de pistola, que possuía grande quantidade de equipamentos para realizar assaltos, como "kit rajada", mais de 100 munições, carregadores, coletes à prova de balas, balaclavas, roupas camufladas, entre outros.
Por volta das 9h40, policiais rodoviários federais perceberam que um motorista, ao visualizar a equipe, adentrou em uma estrada de terra em Terra Roxa, às margens da BR-163, em alta velocidade. Diante da atitude suspeita, os policiais iniciaram uma perseguição com o objetivo de abordá-lo. Os policiais iniciaram os procedimentos para abordagem, acionando os sinais sonoros e luminosos da viatura, mas o motorista, além de não parar, continuava a imprimir grande velocidade, aliada a manobras evasivas para tentar fugir dos PRFs.
Em determinado momento, em razão do veículo danificado pelas manobras que realizara, o motorista perdeu o controle do carro e adentrou em uma plantação. Os policiais perceberam que ele desembarcou do carro carregando uma pistola, por isso fizeram as buscas em uma mata fechada com grande cautela, haja vista o fugitivo estar armado.
Os policiais conseguiram localizar o fugitivo e imobilizá-lo. Com ele, uma pistola 9 mm foi apreendida. De volta ao carro, encontraram os seguintes materiais utilizados para cometer assaltos:
- 1 pistola Glock 9mm G17 (em poder do homem)
- 98 munições 9mm
- 30 munições calibre 12
- 1 kit Roni* para pistola Glock com mira telescópica
- 2 carregadores Glock prolongados para 31 munições
- 2 carregadores Glock para 17 munições
- 2 coletes a prova de balas
- 2 capas de colete
- 2 balaclavas
- 3 pares de luvas
- 2 gandolas camufladas
- 2 calças camufladas
- 2 camisas táticas
- 2 pares de botas táticas
- 2 mochilas táticas
Já detido, os policiais descobriram que o assaltante, de 24 anos, morador de Guaíra, já tem registro criminal por assalto, incluindo uma prisão anterior, onde ele vestia uniforme militar e atirou contra uma equipe de policiais militares. Ainda, foi descoberto que ele está com a CNH cassada até o ano de 2026.
Diante dos fatos, ele foi detido e encaminhado com os materiais apreendidos para a Polícia Federal em Guaíra, para o registro dos crimes de tráfico internacional de arma de fogo e munições, resistência, desobediência e direção perigosa, além de dirigir com a CNH cassada.
Kit Roni: É um equipamento criado para tiro recreativo que dá mais estabilidade ao atirador. Criminosos usam o acessório em pistolas de verdade, transformando-as numa submetralhadora. Além de aumentar o poder de fogo dos bandidos, esse kit é mais barato do que um fuzil.