PRF realiza duas grandes apreensões de cigarros contrabandeados do Paraguai e recupera veículos roubados no oeste
Em duas ações distintas, equipe da PRF de Guaíra apreendeu um bitrem e uma carreta, carregados com contrabando, nas cidades de Xambrê e Icaraíma. Prejuízo ao contrabando é estimado em cerca de R$ 5 milhões.
Na primeira ocorrência, na madrugada desta terça-feira (26), por volta das 2 horas, a equipe realizou abordagem a um caminhão bitrem na cidade de Xambrê, que desobedeceu a ordem e adentrou uma área rural, onde o motorista abandonou o veículo ainda em movimento e fugiu a pé. O conjunto estava em vias de colidir com uma residência na área rural, mas graças à rápida ação da equipe em adentrar no veículo em movimento e acionar os freios do caminhão, nenhum dano foi causado.
Ao inspecionar a carga, foi constatado que os semirreboques estavam carregados com grande quantidade de caixas de cigarros de origem paraguaia. Não bastasse, a equipe ainda descobriu que todos os veículos do conjunto eram produtos de crime, pois possuíam notícia de roubo.
Já a segunda ocorrência se deu na cidade de Icaraíma, no início da manhã desta terça-feira, em que a PRF deu voz de abordagem ao motorista de uma carreta, que de imediato parou o veículo entre as duas pistas e empreendeu fuga a pé em meio ao matagal. No interior do compartimento de carga, outra grande quantidade de caixas de cigarros de origem paraguaia.
Os policiais conseguiram apurar que o caminhão trator que trazia a carreta também se tratava de produto de roubo, ocorrido na cidade de Martinópolis (SP), no dia 12 de dezembro do ano passado.
A PRF estima, com as duas apreensões, que cerca de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões ao crime organizado.
As apreensões foram encaminhadas à Receita Federal do Brasil, em Guaíra.